Evolução do diagnóstico do câncer de próstata: CEONC é referência

Em Cascavel, CEONC Hospital do Câncer acompanha o progresso da Medicina

CEONC: evolução do diagnóstico do câncer de próstata

Evolução é uma palavra que acompanha a história do CEONC Hospital do Câncer desde sua origem, em 1993. E é justamente essa busca contínua por acompanhar o desenvolvimento da Medicina e oferecer o que há de ponta no diagnóstico e tratamento oncológicos, que faz do Centro de Oncologia referência para o Oeste e Sudoeste do Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul.

Quando o assunto é câncer de próstata o acompanhamento dos avanços resultados de estudos e pesquisas internacionais gera efeitos importantes. O CEONC Hospital do Câncer tem adotado, por exemplo, a Ressonância Magnética Multiparamétrica como uma aliada para diagnósticos cada vez mais precisos. A adoção dessa tecnologia de forma rotineira só é possível graças ao avançado centro de imagens existente no CEONC.

A Ressonância Magnética Multiparamétrica serve para avaliar patologias na região da próstata. O procedimento recebe esse nome, “multiparamétrica”, porque permite avaliar diversos parâmetros, como a anatomia e a morfologia prostática, assim como a celularidade e a vascularização da lesão. O exame de imagem é utilizado caso, ao fazer o PSA (exame de sangue), o resultado seja acima de 4. É um método moderno e não invasivo que detecta as formas mais agressivas e que necessitam de tratamento deste tipo de tumor.

Outro grande destaque para o uso da Ressonância Magnética Multiparamétrica é que ela auxilia a entender a localização e a extensão da doença. Com as informações geradas pelo exame, o médico pode ter uma decisão terapêutica mais precisa, evitando tratamentos desnecessários em formas não agressivas da doença.

“A Medicina evolui de forma contínua e nós temos um compromisso em acompanhar esses avanços. O CEONC nasceu como um serviço de vanguarda e se mantém nesse patamar, investindo em tecnologia, estrutura e conhecimento. O nosso corpo clínico está em constante atualização, conectado com padrões internacionais, e o resultado é termos um hospital completo, atualizado e preparado para prestar atendimento de excelência”, explica o diretor técnico médico do CEONC, doutor Reno Paulo Kunz.

Sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer na população masculina. Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), 29% dos diagnósticos de câncer no País são de câncer de próstata. A previsão é de 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, de 2020 a 2022, conforme o Inca.