A notícia do diagnóstico é, talvez, a mais difícil na vida dos pacientes. Por esse motivo, é importante que haja uma rede de apoio para oferecer informação e amparo quando preciso for.
O primeiro passo, ao receber o diagnóstico, é compreender a doença. Procure afastar o nervosismo e converse abertamente com o seu médico – tire dúvidas e sinta-se à vontade para o diálogo correr com fluidez. Depois, ao chegar em casa, espere até que a notícia seja melhor digerida. Não procure informações na internet ou em redes sociais – confie no seu médico.
No momento em que é chegada a hora de compartilhar a notícia com amigos e familiares, procure eleger pessoas chave que poderão lhe ajudar nessa caminhada. Cônjuges, irmãos, pais, filhos… Escolha pessoas que poderão servir de acompanhantes quando necessário, além de estarem à disposição em casos de intercorrência.
Lembre-se: o diagnóstico não é o fim. No Hospital, você encontrará profissionais capacitados que poderão oferecer o tratamento adequado, sempre pensando na sua saúde e no seu bem-estar.
Falando sobre o câncer
Ao receber o diagnóstico, o paciente tem a tendência de deixar tudo de lado para lidar com a doença. Mas é preciso lembrar que a vida não se resume ao seu câncer. Assim como qualquer pessoa, os pacientes possuem vontades, autoestima e sonhos. Nada disso precisa ficar para trás: é importante para sua recuperação se manter assim, vivendo.
Nesse sentido, o relacionamento com amigos e familiares também é importante. Muitas vezes, alguns pacientes tendem a esconder o diagnóstico da família, principalmente das crianças e adolescentes. Em uma tentativa de “proteger” essas pessoas, o paciente pode acabar isolando seus entes queridos, o que pode não ajudar na recuperação e muito menos na dinâmica doméstica.
Familiares podem formar uma importante rede de apoio no tratamento e tê-los conscientes de sua condição irá permitir que o diálogo aconteça de maneira despreocupada, trazendo o apoio que o paciente, em um momento delicado, precisa.
Fale abertamente sobre a doença com aquelas pessoas com quem você se sente confortável. Encontre refúgio, apoio e amparo em quem te ama!
Cada câncer é único
O tratamento oncológico precisa ser individualizado. Cada tipo de câncer exige conhecimento em diferentes áreas e, para isso, o CEONC conta com mais de 30 especialistas em diversos campos da oncologia.
Essa equipe médica completa permite que nossos pacientes tenham acesso a uma oncologia integrada, que atende desde o exame de diagnóstico até a consulta de liberação do tratamento.
Temos orgulho de contar com profissionais tão dedicados à ciência e ao cuidado. E lembre-se: ao receber o diagnóstico, não se compare. Cada caso é realmente único!