O que é câncer?
Câncer é o termo usado para mais de 100 tipos diferentes de doenças que possuem em comum o crescimento desordenado das células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos a distância.
Os tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Começando em tecidos epiteliais (pele ou mucosas), são chamados carcinomas. Se a origem é os tecidos conjuntivos (osso, músculo ou cartilagem) são chamados sarcomas.
Outras características que diferem os tipos de câncer são: a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir outros tecidos e órgãos, conhecida como metástase.
FONTE: Instituto Nacional do Câncer (INCA)
Como o câncer surge?
O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades.
O processo de formação do câncer é chamado de carcinogênese ou oncogênese e, costumeiramente, acontece de forma lenta, podendo levar anos para que uma célula cancerosa se multiplique e dê origem a um tumor. Os efeitos de diferentes agentes são os responsáveis pelo início, desenvolvimento e inibição do tumor.
A carcinogênese é determinada pela exposição a esses agentes, em uma dada frequência e período de tempo, e pela interação entre eles. Contudo, as características individuais precisam ser levadas em conta, facilitando ou dificultando a instalação do dano celular.
Detecção precoce
A detecção precoce do câncer é uma ferramenta para encontrar tumores em fases iniciais e, assim, aumentar as chances de tratamento.
Ela pode ser feita por meio de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, em pacientes com sintomas da doença, ou periodicamente em pessoas sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos de risco da doença, sendo chamado de rastreamento.