Câncer de pulmão: PET/CT é utilizado para estadiamento e acompanhamento de tratamento

Exame está disponível no CEONC

O PET/CT (Tomografia por Emissão de Pósitrons/Tomografia Computadorizada), exame disponível no CEONC Hospital do Câncer de Cascavel, é referência na Oncologia. A técnica avançada de imagem é indicada para diversos casos e tem uma importância destacada em tratamentos de câncer de pulmão, garantindo benefícios para o paciente.

O exame combina a tomografia computadorizada e a emissão de pósitrons, capaz de detectar a atividade metabólica do corpo humano. Para isso, há utilização de glicose (um tipo de açúcar) com FGD, substância com uma dose baixíssima de radiação.

O câncer tem uma atividade metabólica aumentada. Ele consome mais nutrientes que o restante das células normais. Por isso, quando ocorre a injeção de glicose com FGD no paciente, rapidamente as células cancerígenas começam a consumir. O aparelho, então, identifica onde está acontecendo esse consumo, gerando imagem destes locais do corpo.

O médico pneumologista do CEONC Hospital do Câncer, Doutor Sérgio Roberto Cortez da Silva, explica que com o PET/CT há possibilidade de um plano de tratamento mais seguro. “O exame é importante para realizarmos o estadiamento correto (sistema TNM), detectarmos eventuais metástases, avaliarmos a resposta ao tratamento e para situações de reestadiamento. O PET/CT também permite conferir locais passíveis de biópsia e detecção precoce da doença”, comenta o médico.

Essa preocupação pelo diagnóstico e acompanhamento precisos se justifica, entre outros fatores, na alta chance de metástase do câncer de pulmão. Isso ocorre quando as células cancerosas se soltam do tumor original, vão para outras partes do corpo e formam novos tumores. No caso do câncer de pulmão, os locais mais comuns de metástase são: ossos, fígado e cérebro. “O objetivo principal é conferir se é uma doença localizada, extra ou intratorácica, em se tratando de um carcinoma de pequenas células ou não pequenas células, e para detectar metástases únicas, eventualmente passíveis de tratamento curativo”, complementa o especialista, Doutor Sérgio Roberto Cortez da Silva.

Desde o início do funcionamento, o PET/CT do CEONC tem atendido pacientes do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, além do Paraguai e da Argentina. É uma comodidade maior para as pessoas que não precisam mais ir para Curitiba ou outras cidades em busca dessa tecnologia. Para realização do PET/CT é necessário ter pedido médico.

Sobre o CEONC

Com quase três décadas de tradição e pioneirismo, o CEONC Hospital do Câncer sempre se comprometeu em oferecer serviços de qualidade aos pacientes, perto de suas casas. Essa é a essência do Centro de Oncologia, que foi fundado para que Cascavel fosse hoje esse polo de tratamento contra o câncer, acessível e com toda a estrutura encontrada em grandes centros.

O hospital oferece atendimento completo e diferenciado, com tratamentos radioterápicos, quimioterápicos, exames de imagem (mamografia, PET/CT, Ressonância Magnética, entre outros) e procedimentos cirúrgicos, inclusive minimamente invasivos. O centro médico conta com mais de 30 especialistas de diversas áreas da oncologia.

A presença do CEONC Hospital do Câncer em Cascavel e Francisco Beltrão, com seu corpo clínico e tecnologias, transforma essas duas cidades em centros de atendimento oncológico.