Câncer de pele: CEONC é referência em tratamento da doença no Paraná

Hospital possui quase 30 anos de atuação especializada na Oncologia

O CEONC Hospital do Câncer, presente em Cascavel e em Francisco Beltrão, é referência no tratamento do câncer de pele no Paraná. Com tecnologia de ponta e corpo clínico multidisciplinar, o Centro de Oncologia oferece desde o diagnóstico até o tratamento efetivo da doença. São quase 30 anos de atuação especializada na Oncologia.

Há dois tipos de câncer de pele o melanoma e o não melanoma. O câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Essa doença apresenta altos percentuais de cura, se for detectada e tratada precocemente. Entre os tumores de pele, é o mais frequente e de menor mortalidade, porém, se não tratado adequadamente pode deixar mutilações bastante expressivas.

Já o câncer de pele melanoma tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e é mais frequente em adultos brancos. Embora o câncer de pele seja o mais frequente no país, correspondendo a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, o melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas do órgão. É, no entanto, o tipo mais grave, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (disseminação do câncer para outros órgãos).

Segundo o diretor técnico médico do CEONC, doutor Reno Paulo Kunz, as estruturas das unidades de Cascavel e Francisco Beltrão estão preparadas para atender pacientes com os dois tipos de câncer de pele. “Nesses quase 30 anos de atuação, o CEONC se consolidou como um hospital referência em tratamento do câncer. Realizamos constantes investimentos em tecnologia e qualificação para nos mantermos na vanguarda da Oncologia”, comenta o doutor Reno.

O paciente consegue realizar diagnóstico da doença com facilidade e agilidade. Em poucos dias, confirmada a presença do câncer, inicia o tratamento, que pode envolver cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia. Cada caso é avaliado e a escolha do encaminhamento leva em conta as particularidades para os melhores resultados ao paciente.

 “É relevante destacarmos que contamos com um serviço avançado de radioterapia, cujo diferencial inquestionável é a tecnologia. Nosso acelerador linear Elekta Infinity possibilita tratamentos com melhores resultados em menos tempo, além de poupar áreas saudáveis do corpo”, comenta o diretor técnico médico, doutor Reno Paulo Kunz.

Outro ponto positivo que diferencia o CEONC é a disponibilização do PET/CT (Tomografia por Emissão de Pósitrons/Tomografia Computadorizada). O equipamento é usado no estadiamento do câncer, no controle da resposta terapêutica e no controle da recorrência tumoral. “O PET/CT é um dos equipamentos que compõe nosso serviço de imagens. É um dos nossos diferenciais que tornam o hospital um centro completo de saúde focado na Oncologia”, finaliza Reno Kunz.

O CEONC realiza diagnóstico e tratamento do câncer pelo SUS, convênios e particular.