CEONC: Razões para tratar o câncer em um hospital oncológico
18/01/2022 09:44 por CeoncCascavel é uma cidade privilegiada por contar com um serviço especializado de ponta

O diagnóstico de um câncer desencadeia uma série de decisões que serão extremamente importantes. Uma das principais definições que o paciente e família fazem é a escolha do local em que ocorrerá o tratamento e acompanhamento. Avaliar as características do serviço de saúde é, sem sombra de dúvidas, fundamental. Serão levados em conta fatores como: corpo clínico, estrutura, tecnologia e a credibilidade como um todo.
Existem aspectos, nessa avaliação, que apenas um hospital oncológico consegue atender completamente. E é isso que abordaremos nesse texto. A intenção é trazer alguns pontos relevantes que demonstram o quanto um hospital focado em tratamento do câncer pode se diferenciar positivamente no andamento do tratamento. Nesse cenário, Cascavel é uma cidade privilegiada por contar com um serviço especializado de ponta como o CEONC, fundado em 1993.
A principal razão que leva os pacientes a escolherem um hospital oncológico para o tratamento do câncer é justamente a especialização de seu corpo clínico. Os profissionais que atendem num centro de oncologia como o CEONC estão focados na área e acumulam experiência em oncologia. Essa especialização, inclusive, se desdobra nos mais diversos tipos de câncer, conforme explica o Diretor Técnico Médico do CEONC, doutor Reno Paulo Kunz.
“Por sermos um hospital oncológico completo, temos profissionais especializados nos mais diversos tipos de câncer. Isso significa que se o paciente foi diagnosticado com um câncer gástrico, por exemplo, terá um médico especializado nessa área do corpo para proporcionar um tratamento adequado e focado. É assim para outros tipos de câncer, o que resulta em tratamentos assertivos e modernos”, contextualiza o doutor Reno.
Outra razão que leva a escolha de um hospital oncológico para o tratamento do câncer é a estrutura. O CEONC, por exemplo, referência no Paraná, disponibiliza o tripé completo do tratamento: cirurgia oncológica (inclusive a minimamente invasiva), quimioterapia e radioterapia. Além disso, conta com um avançado centro de imagens com equipamentos de ponta: PET/CT – PET/SCAN, Ressonância Magnética, Tomografia, Mamografia e Ultrassonografia. “O paciente possui tudo o que precisa para o seu tratamento, com o que há de mais avançado”, destaca o Diretor Técnico Médico do CEONC, doutor Reno Paulo Kunz.
A radioterapia, inclusive, merece um destaque especial. “A oferta do tratamento radioterápico é, sem sombra de dúvidas, um fator muito importante para avaliar se um centro é completo. Afinal, esse é um tratamento primordial e que demanda investimentos consistentes e um nível de expertise avançado”, avalia o doutor Reno Kunz. O CEONC oferece radioterapia desde 1998. Atualmente, o Centro de Oncologia disponibiliza, em Cascavel, um equipamento de última geração, o Elekta Infinity.
Com esta máquina de radioterapia, as sessões de tratamento são mais rápidas que o método convencional. O Elekta identifica a lesão tumoral com mais precisão e poupa tecidos saudáveis ao redor. Com a elevada tecnologia, permite-se um tratamento mais intenso dos tumores, com aplicação de maiores doses de radiação, porém com maior precisão. Também é possível a realização de radiocirurgia fracionada.
Esses são os principais aspectos avaliados por um paciente na hora de decidir onde fazer seu tratamento. No passado, essa decisão necessariamente levava as pessoas a fazerem grandes deslocamentos para cidades como Curitiba ou São Paulo. Hoje, o cenário é totalmente diferente, resultando em muito mais conforto e tranquilidade para quem está em tratamento e também para os familiares.
“O tratamento do câncer evoluiu muito. No CEONC, estamos desde 1993 acompanhando cada evolução para que hoje pudéssemos proporcionar o que há de mais avançado em Oncologia para nossos pacientes. A nossa missão é realmente proporcionar o tratamento adequado para as pessoas, sem que elas precisem se deslocar para grandes centros como Curitiba ou São Paulo. Estamos conseguindo cumprir nosso propósito, por termos nos tornado um Centro Médico de referência, equiparado aos das grandes capitais do nosso país”, finaliza o Diretor Técnico Médico do CEONC, doutor Reno Paulo Kunz.