Dia do Caminhoneiro: medidas simples podem evitar câncer de pele

A exposição solar prolongada traz riscos

Em um país tropical e cada vez mais quente, manter atenção à saúde é sempre a dica dos oncologistas para evitar o câncer de pele, o tipo de neoplasia mais prevalente no Brasil. No próximo dia 25 de julho, data em que se reconhece o valor do caminhoneiro para a economia nacional, o CEONC Hospital do Câncer de Cascavel presta uma homenagem reforçando o alerta para a necessidade de prevenção e renovando seu compromisso com a saúde desses profissionais.

A incidência de câncer de pele tem aumentado significativamente no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são registrados cerca de 180 mil novos casos por ano. Caminhoneiros, pela exposição constante ao sol, estão entre os grupos mais propensos. Além disso, a rotina extenuante e fora de casa aumenta os riscos de doenças graves, incluindo diversos tipos de câncer.

“Este dado reforça a importância de medidas preventivas e da conscientização sobre os perigos da exposição solar”, enfatiza a Dra. Jordana Mayumi Yaguchi Resende, oncologista clínica do CEONC Hospital do Câncer de Cascavel.

No caso dos caminhoneiros, que estão mais expostos aos raios UV, são frequentes os registros de carcinoma basocelular e carcinoma escamoso, geralmente associados à falta de proteção solar adequada. Por isso, é importante ficar atento a sinais que possam indicar o aparecimento da doença para buscar tratamento precoce. “Manchas ou lesões que surgem principalmente em regiões expostas ao sol, que sangram facilmente, são de difícil cicatrização e podem apresentar mudanças em tamanho ou coloração devem ser observadas atentamente. Em caso de detecção, procurar ajuda especializada”, orienta a doutora.

Prevenir, sempre!
Saber identificar a doença é importante, mas prevenir é possível com medidas simples que podem ser facilmente incorporadas à rotina. Isso inclui evitar a exposição solar intensa entre 10h e 15h, utilizar protetor solar com FPS mínimo de 30 e reaplicar ao longo do dia, além de usar óculos escuros e roupas que protejam a pele durante as paradas. “Além disso, há luvas com proteção UV para serem usadas no braço que fica mais exposto (o que está do lado da janela), o que é mais uma forma de proteção”, destaca a Dra. Jordana, que também ressalta a importância de adotar um estilo de vida mais saudável.

Demais cuidados
Além de proteger a pele, é preciso prevenir outras doenças relacionadas ao sedentarismo, muitas vezes associado à obesidade, tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Pacientes com histórico familiar de câncer também podem apresentar maior risco para desenvolvimento de novos casos.

Sempre que possível, é importante que o caminhoneiro faça paradas para caminhadas curtas e alongamentos, e opte por refeições ricas em frutas, legumes e proteínas magras, que contribuem para o controle do peso. “Esses cuidados são excelentes aliados ao combate de todos os tipos de câncer, sendo capazes de reduzir em 30% o risco de desenvolvimento”, detalha a Dra. Jordana, lembrando que a detecção precoce do câncer aumenta significativamente as chances de cura.

“Por isso, além de adotar hábitos preventivos, fazer consultas e exames regulares faz uma grande diferença na qualidade de vida e longevidade”, finaliza a oncologista.