Como se alimentar durante o período de quimioterapia?
31/03/2025 09:34 por CeoncQuem come melhor tem mais disposição para ter bons resultados no tratamento contra o câncer; confira quatro dicas para melhorar a alimentação

Uma alimentação rica em nutrientes é essencial para o bom funcionamento do organismo e é ainda mais importante para as pessoas que estão em tratamento de câncer. Pois, uma boa nutrição auxilia a reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia e ajuda a ter melhores resultados nas sessões.
Quando não se alimenta bem, o sistema imunológico tende a se enfraquecer e o corpo enfrenta mais dificuldades para combater infecções e ter uma boa recuperação. Além disso, é comum pacientes que realizam quimioterapia sentirem a perda de apetite, alterações no paladar ou até náuseas e vômitos. Mas, você pode evitar esses desconfortos, confira algumas dicas:
- Consuma alimentos leves e líquidos
Vá com calma! Sinta o que o seu corpo pede e não abuse na hora da alimentação. O ideal é iniciar com alimentos leves e líquidos, como frutas em pedaços, gelatina, iogurte, mingau e bolachas de água e sal.
- Perda de apetite? Deixe suas refeições mais atrativas!
Você sabia que a alimentação para quem faz quimioterapia precisa ser atrativa ao paladar? Isso porque um dos principais efeitos colaterais do tratamento é a perda do apetite. Sem esse cuidado, o paciente corre o risco de se alimentar cada vez menos, aumentando a sensação de mal-estar e prejudicando a recuperação.
Experimente incrementar as refeições temperos que você gosta para deixar os pratos ainda mais saborosos e atrativos. Use ervas, especiarias, gotas de limão ou molhos de sua preferência Mas, cuidado! Evite alimentos muito gordurosos, doces e apimentados, pois podem dificultar a digestão.
- Consuma proteínas
Para evitar a perda muscular, consuma proteínas, como o feijão, ovos, aves sem pele e peixes. Limite o consumo de carne vermelha durante a semana e evite os embutidos, a exemplo da salsicha, salame, presunto e mortadela. E lembre-se: para mantermos a massa muscular, é fundamental unir uma alimentação equilibrada com a prática de atividades físicas.
- Cuidado com a perda de peso!
Quando se está em tratamento contra o câncer, o importante é não perder peso. No período de quimioterapia, a alimentação saudável aumenta a imunidade e ajuda a ter energia de sobra para enfrentar os desafios.
Uma boa alimentação envolve o consumo de proteínas, carboidratos e muitos nutrientes. Para pacientes oncológicos, o ideal é adaptar as refeições para que sejam atrativas e evitem a perda de peso e outros efeitos do tratamento. Ao consultar um nutricionista, o profissional pode direcionar o paciente para soluções mais eficazes e individualizadas. É imprescindível manter a alimentação balanceada e superar as dificuldades que possam aparecer. Dessa forma, você estará cada vez mais perto da tão desejada recuperação!