A cirurgia oncológica consiste na retirada do tumor através de operações no corpo do paciente. Quando indicada, sua intenção é remover totalmente o tumor para a cura ou, em caso de tumores avançados, aliviar sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Na fase inicial, são maiores as chances de o câncer ser controlado ou mesmo curado, por meio do tratamento cirúrgico, atualmente considerado um dos tripés para o tratamento da doença, ao lado da quimioterapia e da radioterapia.
Esse procedimento cirúrgico pode ser realizado com técnicas minimamente invasivas, com pequenas incisões, menor manipulação, menor perda sanguínea e uso de instrumentos mais modernos.
Neste caso, o paciente tem menor tempo de internação, menor dor pós-operatória, menor necessidade de uso de medicações para controle de dor e náuseas, além de outras complicações que são menores nas cirurgias minimamente invasivas, como hérnias devido ao corte, infecções de ferida operatória e cicatrizes profundas.
Esse avanço no tratamento contra o câncer está alinhado com o entendimento de que, atualmente, não basta mais tratar e curar o câncer: é preciso oferecer ao paciente a possibilidade de ele tratar a doença com menos chances de sofrer sequelas futuras.
O CEONC conta com centro cirúrgico exclusivo para a oncologia, com toda a estrutura necessária para a segurança dos procedimentos. O Hospital também se destaca pela experiência do seu corpo clínico.
anos de fundação
médicos especialistas
colaboradores
especialidades
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito