O que você precisa saber sobre tratamentos contra o câncer
12/06/2021 10:20 por CeoncHospital, presente em Cascavel e Francisco Beltrão, oferece estrutura completa para diagnóstico e tratamento da doença

A Medicina avançou muito e, atualmente, consegue tratar de forma muito individual e efetiva os diferentes tipos de câncer. Ao ser diagnosticado com a doença, o paciente inicia uma jornada de tratamento, de acordo com o caso em específico.
O primeiro e importante passo, portanto, é o diagnóstico precoce, por meio de exames de rastreamento e de consultas periódicas. “O CEONC Hospital do Câncer tem investido cada vez mais em estrutura para permitir que a população tenha acesso a diagnósticos precisos, justamente pela importância disso para eventuais tratamentos que sejam necessários”, pontua o Diretor Técnico Médico do CEONC, doutor Reno Paulo Kunz.
Com a identificação do câncer, o médico especialista verificará o melhor tratamento para o caso, que pode ser por meio de cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia. Na maioria das vezes, o tratamento oncológico precisa desses três pilares, por isso um centro de complexidade é tão importante.
Entenda um pouco mais sobre:
Cirurgia oncológica
A cirurgia oncológica consiste na retirada do tumor através de operações no corpo do paciente. Quando indicada, sua intenção é remover totalmente o tumor para a cura ou, em caso de tumores avançados, aliviar sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Na fase inicial, são maiores as chances de o câncer ser controlado, ou mesmo curado, através do tratamento cirúrgico, atualmente considerado um dos tripés para o tratamento da doença, ao lado da quimioterapia e da radioterapia.
Esse procedimento cirúrgico preferencialmente é realizado de forma minimamente invasiva, com pequenas incisões, menor manipulação, menor perda sanguínea e uso de instrumentos mais modernos.
“O paciente tem menor tempo de internação, menor dor pós-operatória, menor necessidade de uso de medicações para controle de dor e náuseas, além de outras complicações que são menores nas cirurgias minimamente invasivas, como hérnias devido ao corte, infecções de ferida operatória e cicatrizes profundas”, explica o médico oncologista do CEONC Hospital do Câncer, doutor Bruno Kunz Bereza.
Quimioterapia
Esse tratamento consiste na utilização de medicamentos para combater o câncer. Os remédios se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor. O tratamento também atua para impedir que a doença se espalhe. É comum que a quimioterapia seja associada a radioterapia e cirurgia. Isso vai depender do tipo de tumor e da escolha do tratamento ideal para superar a doença.
Radioterapia
O tratamento utiliza radiações ionizantes (raio-x, por exemplo) para destruir ou impedir que as células do tumor aumentem. As radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada.
O número de aplicações necessárias pode variar de acordo com a extensão e a localização do tumor, dos resultados dos exames e do estado de saúde do paciente.
“O CEONC Hospital do Câncer de Cascavel utiliza o Acelerador Linear Elekta Infinity, que permite sessões mais rápidas que o método convencional, identifica a lesão tumoral com mais precisão e poupa tecidos saudáveis ao redor. Ou seja, o tratamento é mais intenso, porém com maior segurança, eficiência e precisão”, afirma o Diretor Técnico Médico do CEONC, doutor Reno Paulo Kunz.
SOBRE O CEONC
O CEONC Hospital do Câncer tem mais de 27 anos de história, estando presente em Cascavel e Francisco Beltrão. O centro médico conta com mais de 30 especialistas de diversas áreas da Oncologia.
O hospital oferece atendimento completo e diferenciado, com tratamentos radioterápicos, quimioterápicos, exames de imagem (mamografia, PET CT, Ressonância Magnética, entre outros) e procedimentos cirúrgicos, inclusive minimamente invasivos.
A presença do CEONC em Cascavel e Francisco Beltrão, com seu corpo clínico e tecnologias, transforma essas duas cidades em centros de atendimento oncológico.
O CEONC atende pelo SUS, convênios e particular.