11 dicas de prevenção ao câncer que você precisa ler

Hospital do Câncer de Cascavel incentiva adoção de ações

EXAME CÂNCER PREVENÇÃO CEONC HOSPITAL

Se você se preocupa com a sua saúde, certamente lerá com atenção esse texto preparado para conscientizar sobre a prevenção ao câncer. São 11 dicas que ajudarão a reduzir os riscos de ter a doença.  Em alguns minutos, você terá assimilado informações que farão a diferença na sua vida, desde que compreendidas e transformadas em ações.

O CEONC Hospital do Câncer compartilha essas dicas, pois entende a importância da conscientização sobre a prevenção, seja primária (cujo objetivo é impedir que o câncer se desenvolva) ou secundária (cujo objetivo é detectar e tratar doenças pré-malignas ou cânceres assintomáticos iniciais).

  1. Não fume

Quando uma pessoa fuma, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes ou não fumantes. Ao não fumar, estamos prevenindo o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago.

2. Se alimente bem

Ingerir alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas pode prevenir o câncer. É possível ter uma alimentação saborosa, mas que proporcione mais saúde e proteção para o seu organismo

3. Mantenha o peso corporal adequado

A manutenção de um peso saudável ao longo da vida é uma forma importante de proteção contra o câncer. Nesse sentido, a atividade física é uma aliada relevante, mesmo as que são realizadas fora de ambientes profissionais, como caminhadas ao ar livre, dança, pedaladas, etc.

4. Pratique atividade física

A atividade física é tão importante, que merece um tópico só pra ela. Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim ou buscar modalidades como a corrida de rua, ginástica, musculação, entre outras. O importante é transformar esse momento em algo prazeroso e divertido.

5. Amamente

Estudos indicam que o aleitamento materno é a primeira ação de alimentação saudável. A amamentação até os dois anos ou mais, sendo exclusiva até os seis meses de vida da criança, protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil.

6. Vacine-se contra o HPV

É importante vacinar as meninas de 09 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos. A vacinação é disponível no SUS. Também é relevante reforçar a importância do exame preventivo (Papanicolau). Mesmo as mulheres vacinadas, quando chegarem aos 25 anos, deverão fazer um exame preventivo a cada três anos.

7. Exame preventivo para mulheres (anual)

Se você tem entre 25 e 64 anos de idade, deve fazer anualmente o exame preventivo do câncer de colo de útero. Alterações são descobertas facilmente no Papanicolau e, na quase totalidade dos casos, são curáveis. Além disso, é muito importante seguir as orientações médicas e eventuais tratamentos indicados.

8. Vacine-se contra a Hepatite B

A vacina é um meio importante para prevenir o câncer de fígado. A vacina está disponível nos postos de saúde de todo o país, para pessoas de todas as idades.

9. Evite ingerir bebidas alcóolicas

O consumo de bebidas alcóolicas, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver o câncer. Se a bebida for combinada com tabaco, aumenta a possibilidade do surgimento da doença.

10. Ingira carne processada com moderação

Carnes como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru devem ser ingeridas com moderação. Os conservantes existentes nesses alimentos podem provocar o surgimento de câncer de intestino e o sal provocar o de estômago.

11. Evite exposição solar em alguns horários!

A dica é evitar se expor ao sol entre 10h e 16h. Caso seja inevitável, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa, calça comprida, sem se esquecer, é claro, do protetor solar – inclusive nos lábios.