Campanha Maio Vermelho reforça cuidados e conscientiza sobre o câncer bucal
02/05/2025 15:44 por CeoncTabagismo, HPV e má higiene são os principais fatores de risco associados à doença

Maio Vermelho é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer bucal, que pode afetar os lábios e diversas estruturas da boca, como gengiva, bochechas, língua e assoalho da boca. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é o quinto tumor mais frequente em homens no Brasil e está entre as principais causas de óbito por neoplasias.
Entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença estão o tabagismo, o consumo regular de bebidas alcoólicas, a exposição solar sem proteção e a infecção pelo HPV (Papilomavírus Humano). Para evitar a doença, o médico e cirurgião oncológico do CEONC Hospital do Câncer em Cascavel, doutor André Keijy Kajimura Petri, alerta sobre a importância de observar os sinais do corpo.
“Lesões ou aftas que não cicatrizam na boca ou manchas esbranquiçadas devem ser observadas atentamente”, reforça. Além disso, é preciso abandonar o hábito de fumar, manter uma boa higiene oral e estar atento à saúde sexual, utilizando preservativos durante o sexo oral.
O diagnóstico precoce, por meio da biópsia, aumenta significativamente a taxa de cura e melhora na resposta ao tratamento. Quanto às opções de tratamento, estas variam conforme o estágio da doença. “Cirurgia, radioterapia ou quimiorradioterapia são as modalidades mais comuns”, afirma o médico. Em casos mais avançados, a imunoterapia pode ser considerada como parte do plano de tratamento.
A campanha Maio Vermelho reforça os cuidados para prevenir o câncer bucal. Estar atento aos fatores de risco, adotar hábitos saudáveis e buscar avaliação médica ao notar qualquer alteração são passos fundamentais para o diagnóstico precoce e o sucesso do tratamento. A informação é uma grande aliada na luta contra o câncer.