CEONC é referência no diagnóstico e tratamento do câncer de próstata
10/11/2021 07:36 por CeoncHospital do Câncer possui tecnologia de ponta e corpo clínico multidisciplinar

Quando o assunto é saúde masculina, o câncer de próstata desponta como uma das principais preocupações, por ser o tipo mais comum nos homens (excluindo o de pele não-melanoma). Só para se ter uma ideia o Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê 65.840 novos casos da doença a cada ano, de 2020 a 2022. Os dados alarmantes refletem na busca constante por conscientização e pela disponibilização de serviços de saúde preparados para diagnosticar e tratar adequadamente a doença.
No Oeste e Sudoeste, o CEONC Hospital do Câncer é referência para diagnóstico e tratamento do câncer de próstata. Fundado em 1993, o Centro de Oncologia se consolidou como um completo serviço especializado preparado para atender a população com o que há de mais avançado na Medicina. “Nos dedicamos a estarmos sempre na vanguarda da Oncologia, cumprindo nossa missão de disponibilizar medicina especializada de ponta”, comenta o Diretor Técnico Médico do CEONC, Doutor Reno Paulo Kunz.
Para diagnosticar o câncer de próstata, por exemplo, o CEONC Hospital do Câncer disponibiliza a ressonância magnética multiparamétrica da próstata. O exame é usado quando há detecção de alterações no PSA e permite um diagnóstico ainda mais preciso que o toque. “Essa técnica aumenta as taxas de detecção de tumores na próstata de forma não invasiva e permite avaliar diversos parâmetros, como a anatomia e a morfologia prostática”, explica o médico Reno Paulo Kunz, destacando que esse método tem sido cada vez mais utilizado no exterior e é embasado em estudos.
Já quando o assunto é tratamento, o CEONC dispõe da cirurgia oncológica e da radioterapia, principais pilares em casos de doença na próstata. Nesse sentido, o grande destaque é o Acelerador Linear Elekta Infinity, equipamento de última geração utilizado no tratamento radioterápico. “Com o Elekta Infinity, as sessões de tratamento são mais rápidas que o método convencional. O Elekta identifica a lesão tumoral com mais precisão e poupa tecidos saudáveis ao redor. A tecnologia de ponta permite um tratamento mais intenso dos tumores, com aplicação de maiores doses de radiação, porém com maior precisão”, destaca o doutor Reno Paulo Kunz. O Elekta pode tratar tumores benignos e malignos, além da possibilidade de realizar radiocirurgia fracionada.
Essa tecnologia de ponta disponível no CEONC se soma ao corpo clínico multidisciplinar, que é referência. Os médicos que atuam no Hospital são experientes e especializados, além de estarem em constante atualização. A união de todos esses fatores faz do CEONC referência no tratamento do câncer e, em especial, do câncer de próstata.
O CEONC é, portanto, referência no diagnóstico e tratamento do câncer de próstata.