CEONC Hospital do Câncer: Ação de Páscoa é realizada
14/04/2022 22:32 por CeoncKits com chocolates foram entregues no ambulatório SUS

Pacientes em tratamento no CEONC Hospital do Câncer receberam, nesta quinta-feira (14), kits de chocolate, numa ação solidária organizada por acadêmicos de Medicina que integram a Liga Acadêmica de Oncologia Clínica e Cirúrgica e a Liga Acadêmica de Cirurgia Geral do Centro Universitário FAG de Cascavel.
Os doces foram arrecadados no projeto “Páscoa Doce”, que incluiu a realização de uma aula sobre complicações pós-cirúrgicas, ministrada pelo cirurgião oncológico, Bruno Kunz Bereza, especialista em cirurgia minimamente invasiva, com foco na área gastrointestinal. Os participantes foram estimulados a doarem chocolate como forma de participação.
“Fiquei muito feliz por ter compartilhado conhecimento na aula realizada no dia 24/03, contribuindo com a formação dos novos médicos e, ainda podendo me envolver numa causa tão bacana, que é transmitir carinho para os nossos pacientes”, comenta o médico do CEONC Hospital do Câncer Bruno Kunz Bereza.
A quantidade de chocolate arrecadada foi suficiente para confecção de 67 kits bem-recheados. Durante o dia, então, houve a distribuição no ambulatório SUS do CEONC Hospital do Câncer.
“Foi uma mobilização muito bacana em prol de uma Páscoa diferente para os pacientes que estão em tratamento do câncer. Conseguimos unir a solidariedade e o ensino, tendo esse resultado tão bacana”, avalia o médico Marcelino Paiva Martins, cirurgião oncológico do CEONC Hospital do Câncer, professor responsável e orientador da Liga.
Para a Presidente da Liga de Oncologia Clínica e Cirúrgica, Indiara Severo, ter um olhar filantrópico é muito importante. “A essência da atuação médica é humanizar e compartilhar muito além do diagnóstico e do tratamento. Sabemos que os pacientes em tratamento do câncer muitas vezes estão vulneráveis socialmente e psicologicamente. Então, uma ação singela como essa tem um efeito muito legal”, comenta a Indiara.
Para o médico Cleverson Medeiros, oncologista do CEONC Hospital do Câncer, ver a alegria dos pacientes durante a ação é algo que inspira e motiva. “Não tem preço poder proporcionar um sorriso e saber que esse paciente saiu do consultório animado e feliz diante de um gesto sincero como esse. Os kits de chocolate materializam todo o carinho que temos e representam essa humanização tão importante na Medicina”, avalia Medeiros.
O CEONC Hospital do Câncer é referência no diagnóstico e tratamento do câncer para o Oeste e Sudoeste do Paraná, e Sul do Mato Grosso do Sul. Diariamente, centenas de pacientes passam pelas unidades do CEONC, recebendo tratamento gratuito de qualidade, pelo SUS.