Hábitos alimentares saudáveis complementam tratamento do câncer

CEONC Hospital do Câncer lista 4 dicas de alimentação para pacientes oncológicos

A nutrição adequada é aquela que fornece de forma equilibrada todas as substâncias essenciais ao indivíduo, são elas: fluidos, macronutrientes, micronutrientes e carboidratos. A alimentação saudável promove bem-estar, fortalece o organismo e contribui para prevenção e tratamento de doenças, como o câncer.

Ao longo do tratamento oncológico, pacientes podem apresentar distúrbios nutricionais. Entre eles, estão desnutrição, perda de peso e anorexia. Isso ocorre porque os procedimentos podem causar efeitos colaterais, como enjoo, náuseas, redução de apetite, alterações metabólicas e aumento da demanda calórica devido ao tumor.

Por outro lado, priorizar hábitos alimentares saudáveis reduz o processo inflamatório, auxilia na cicatrização, melhora a resposta ao tratamento e aprimora o bem-estar. Nesse sentido, o CEONC Hospital do Câncer preparou 4 dicas de alimentação para pacientes oncológicos.

Evite pular refeições

Mesmo em momentos de falta de apetite, lembre-se que a alimentação proporciona a força necessária para o tratamento. Ao sentir vontade de pular uma refeição, opte por alimentos de fácil mastigação, como vitaminas ou mingau.

Faça um prato variado

Quanto mais colorido e natural for o seu prato, melhor. Alimentos variados compõem um prato repleto de vitaminas e de todas as outras substâncias que o organismo precisa.

Fortaleça o sistema imunológico

Ao cuidar da imunidade, você evita febres, infecções e outros problemas de saúde. Sendo assim, consuma alimentos relacionados ao fortalecimento da imunidade, por exemplo: frutas cítricas, vegetais, alho, tomate, oleaginosas, peixe, melância, grãos, leguminosas e cúrcuma.

Previna-se de enjoos

Existem diversos caminhos para prevenir enjoos e, consequentemente, comer com mais frequência: se alimente em locais arejados, não beba líquidos enquanto ingere a comida e evite alimentos gordurosos, quentes ou picantes.

O CEONC Hospital do Câncer reforça que as dicas não substituem consulta com nutricionista ou médico oncológico. Para que o paciente elabore um plano alimentar seguindo suas particularidades, esses profissionais precisam ser consultados.