Leucemia: caso perceba os sintomas, busque auxílio profissional

Junho Laranja incentiva a conscientização sobre a doença

Neste Junho Laranja, a atenção volta-se para a conscientização sobre a leucemia, ou seja, o câncer das células sanguíneas da medula óssea. A doença acontece quando uma célula sanguínea que não atingiu a maturidade passa por uma mutação genética. Então, a célula se torna cancerosa, multiplica-se mais rápido que as normais e morre menos. Dessa forma, gradativamente, as células saudáveis são substituídas pelas cancerosas.

Como é uma doença causada principalmente por alterações genéticas, a leucemia não é prevenível. Porém é possível contribuir para o diagnóstico precoce e, consequentemente, para tratamentos mais assertivos e menos invasivos. Nesse sentido, é importante conhecer os indícios da doença

Os sintomas estão relacionados ao aumento de células anormais na medula óssea, que impede a produção das células saudáveis. Por exemplo, a redução dos glóbulos vermelhos causa anemia. As manifestações da anemia são falta de ar, palpitações, fraqueza, tontura e dor de cabeça.

Já a diminuição dos glóbulos brancos ocasiona queda da imunidade, então o indivíduo tende a ter infecções mais grandes e frequentes. A redução das plaquetas gera manchas roxas e sangramentos, sobretudo nas gengivas e nariz. Outros sintomas são inchaço nos gânglios linfáticos, febre, perda de peso sem motivo aparente, desconforto abdominal e dores nos ossos e articulações.

Os fatores de risco para leucemia são: exposição prévia à radiação e produtos químicos; histórico de quimioterapia; doenças hematológicas (como síndrome mielodisplásica, policitemia vera, mielofibrose, entre outras) e síndromes genéticas, como Síndrome de Down.

Ao perceber os sinais, é imprescindível procurar ajuda médica. O profissional da saúde poderá requisitar exames para investigar a causa dos sintomas. A confirmação do diagnóstico de leucemia é feita por meio de biópsia da medula óssea.

O CEONC Hospital do Câncer conta com profissionais especializados em Oncologia, prontos para atender suspeitas de leucemia e de outros tumores.