Outubro Rosa no CEONC é um toque de amor por você

Juntos pela saúde todos os dias, em outubro intensificamos a luta pela prevenção do câncer de mama e pelo cuidado integral da mulher

Referência em oncologia no oeste do Paraná, o CEONC Hospital do Câncer de Cascavel dá a largada à campanha Outubro Rosa 2024 com o objetivo de ampliar a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Com o tema Um toque de amor por você, a campanha deste ano reforça o cuidado com mulheres entre 35 e 55 anos, incentivando o autocuidado e a realização de exames preventivos.

“Nossa campanha visa empoderar as mulheres para que conheçam melhor seu corpo e se sintam encorajadas a realizar exames preventivos. O CEONC está aqui para oferecer um cuidado integral, tanto na prevenção quanto no tratamento, caso seja necessário”, afirma o oncologista Reno Kunz, um dos pioneiros na área em Cascavel. Ele destaca que o câncer de mama, quando detectado nas fases iniciais, tem elevadas chances de cura. “A mamografia segue sendo nossa principal aliada na redução da mortalidade pelo câncer de mama e a tecnologia atual nos permite identificar lesões em estágios ainda menores, o que faz toda a diferença no tratamento”.

Compromisso com a prevenção
Durante todo o ano o CEONC atua na prevenção e combate ao câncer, mas em outubro intensifica suas ações para facilitar o acesso à mamografia e levar informações claras e diretas à comunidade por meio de palestras e eventos em diversas cidades da região. A campanha também é organizada para ampliar o alcance das mensagens de conscientização e prevenção.

“A prevenção deve ser parte da rotina de todas as mulheres. Com a correria do dia a dia, muitas vezes a saúde acaba ficando em segundo plano, mas nosso trabalho é garantir que esse cuidado seja constante”, ressalta Dr. Reno.

Ele lembra que, quanto mais cedo o câncer de mama é diagnosticado, maiores são as chances de cura, reforçando a importância do diagnóstico precoce.

Sobre o movimento Outubro Rosa
O movimento internacional Outubro Rosa surgiu na década de 1990 com o objetivo de conscientizar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. A iniciativa teve início nos Estados Unidos, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços cor-de-rosa na primeira Corrida pela Cura em Nova York, e desde então se expandiu globalmente.

No Brasil, o movimento também busca há décadas informar e alertar sobre a prevenção e os cuidados essenciais para reduzir a incidência e a mortalidade pela doença, que continua sendo a principal causa de mortalidade entre mulheres. Somente no ano passado, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou mais de 73 mil novos casos de câncer de mama no Brasil.

“São números preocupantes e o CEONC se compromete a seguir na linha de frente da luta contra a doença, oferecendo o que há de melhor em diagnóstico e tratamento”, reafirma Dr Reno.

Conversar é o primeiro passo
Além da importância dos exames preventivos, falar abertamente sobre o câncer de mama é essencial para quebrar barreiras e aumentar o conhecimento sobre a doença. Muitas pessoas evitam discutir o câncer por medo, mas a informação é a melhor aliada na prevenção. Quanto mais cedo detectarmos o problema, maiores são as chances de tratamento e cura.

Além disso, o autoexame das mamas segue sendo um recurso importante. “Saber identificar os sinais e sintomas precocemente pode salvar vidas. Por isso, a mulher não pode ter medo de se tocar. A conscientização e o conhecimento são fundamentais”, conclui o oncologista.