PET/CT em Cascavel: qualidade garantida por protocolos e avaliações contínuas

Pacientes oncológicos contam com equipamento de última geração no CEONC Hospital do Câncer

PET CT EXAME CEONC HOSPITAL DO CÂNCER

A disponibilização de um equipamento de última geração como o PET/CT demanda o atendimento de rígidos protocolos que envolvem diversos órgãos e profissionais. No CEONC Hospital do Câncer de Cascavel – único Centro de Oncologia da região a contar com o equipamento de última geração – esses procedimentos de validação de qualidade são constantes e fazem parte do compromisso do Centro de Oncologia em oferecer serviços de ponta e referência.

Os processos de certificação de qualidade ocorrem seguindo calendários específicos. Dessa forma, rotineiramente, o equipamento, instalações, materiais e profissionais são avaliados e orientados por equipe especializada. Também são contínuos os acompanhamentos de especialistas em Medicina Nuclear, que verificam todas as etapas e processos que envolvem o PET/CT. Esse nível altíssimo de exigência, com os protocolos de segurança e qualidade, corresponde ao “padrão CEONC” de excelência, construído em quase 30 décadas de atuação.

“Disponibilizamos esse exame de última geração aos pacientes, com toda qualidade e segurança, e o compromisso do contínuo monitoramento para que o nível de excelência se mantenha sempre alto. Dessa forma, fazemos com que seja desnecessário deslocamentos para outras cidades, como Curitiba. O paciente tem a tecnologia perto dele e isso gera mais conforto e tranquilidade durante o tratamento, com todos os benefícios que o PET/CT proporciona”, destaca o Diretor Técnico Médico do CEONC Hospital do Câncer, doutor Reno Paulo Kunz.

O PET/CT é um pilar importante no tratamento oncológico. A técnica mostra imagens da anatomia do corpo humano e avalia alterações metabólicas do organismo. O equipamento mostra todos os órgãos e sistemas num único exame. É um instrumento que faz a diferença para o estadiamento do câncer (determinar a localização e extensão do câncer) e controle de resposta terapêutica.

Um dos principais pontos é que a técnica é capaz de detectar alterações antes mesmo que tenham ocorrido mudanças no formato ou no tamanho de algum órgão, por exemplo. Isso faz com que o PET/CT se demonstre superior a métodos convencionais. O equipamento é seguro, eficaz, indolor e não invasivo.

O exame está disponível por convênio, particular e, em alguns casos, pelo SUS.