Radiocirurgia: conheça essa técnica e a importância para o tratamento do câncer

Procedimento tem muitos benefícios para pacientes

Acelerador Linear Elekta Infinity

Os avanços tecnológicos mudaram os rumos dos tratamentos de câncer. Atualmente, os pacientes contam com uma vasta lista de opções para a superação da doença. Uma das possibilidades, que tem gerado benefícios consistentes para pacientes, é a radiocirurgia, que apesar de ser um procedimento muito seguro e eficiente, ainda é pouco conhecido.

Na radiocirurgia, são usados raios ionizantes, como o raio-x por exemplo, que destroem as células do tumor ou, ao menos, impedem que elas se multipliquem. De acordo com a radioterapeuta, doutora Paula De Cássia Soares, os pacientes que se submetem ao procedimento não sentem nada durante a aplicação. “Com esse tratamento, nós conseguimos ter vários resultados positivos, desde o controle do câncer até a cura total. E, mesmo quando não temos a cura, isso melhora na qualidade de vida do paciente, diminuindo problemas agravados pelo tumor”, explica a médica.

Por ser um procedimento não invasivo, é muito comum ser usado no enfrentamento de tumores cerebrais. Na radiocirurgia, a exposição dos tecidos saudáveis ou estruturas importantes próximas da região do tratamento são minimizadas ao máximo.

A doutora Paula afirma que este tipo de procedimento pode ser usado em tumores benignos, malignos e metástases. “Com essa tecnologia, começamos a tratar lesões em locais inacessíveis por meio de cirurgias comuns, o que aumentou também as perspectivas de vida desse paciente e o tempo de tratamento”, expõe a radioterapeuta.

Este tipo de tratamento também é vantajoso para pacientes que apresentam quadros de saúde graves e já estão vulneráveis fisicamente. Isso porque com essa prática, não é necessário a aplicação de anestesia e nem internação. Mas, para que o paciente seja submetido a tal procedimento, é necessário a indicação de médicos especialistas e a realização de exames de alta precisão, que apontem o mapeamento da região do tumor. “Posteriormente ao tratamento, a recuperação, que seria feita na cama de um hospital, caso fosse uma cirurgia convencional, é feita em consultas de rotina e exames laboratoriais”, explica.

Em Cascavel, esse tipo de tratamento é realizado graças a existência de equipamentos de alta tecnologia. O Acelerador Linear Elekta Infinity, disponível no CEONC Hospital do Câncer, é referência para radiocirurgia. Os procedimentos feitos com essa máquina ainda podem ser combinados com a quimioterapia ou imunoterapia, que potencializam os efeitos positivos contra o câncer.  “A tecnologia de ponta perto dos pacientes faz a diferença. Atualmente, conseguimos realizar procedimentos complexos e avançados com segurança e ótimos resultados. A radiocirurgia está entre as técnicas avançadas que pode ser acessada pelos pacientes de toda a região”, finaliza a radioterapeuta, Paula De Cássia Soares.