Ressonância Magnética Multiparamétrica de Próstata: conheça o exame aliado da Oncologia
29/09/2021 08:07 por CeoncExame está disponível no CEONC Hospital do Câncer

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, quando excluído o câncer de pele não-melanoma. Entre as ferramentas disponíveis para lutar contra essa doença está a Ressonância Magnética Multiparamétrica. Você sabe o que é?
Trata-se de exame de imagem que serve para avaliar patologias na região da próstata. O procedimento recebe esse nome, “multiparamétrica”, porque permite avaliar diversos parâmetros, como a anatomia e a morfologia prostática, assim como a celularidade e a vascularização da lesão.
“Homens com 40 anos ou mais devem realizar anualmente o toque retal e o PSA, exame de sangue de rotina usado para o rastreamento do câncer de próstata. Caso o resultado dele seja acima de 4, indicamos a Ressonância Magnética Multiparamétrica de próstata, um exame moderno e não invasivo que detecta as formas mais agressivas e que necessitam de tratamento deste tipo de tumor”, explica o oncologista do CEONC Hospital do Câncer, doutor Fábio Henrique de Araújo.
Segundo o médico, o exame auxilia a entender a localização e a extensão da doença. “Com as informações geradas pela ressonância, o médico pode ter uma decisão terapêutica mais precisa, evitando tratamentos desnecessários em formas não agressivas da doença”, contextualiza o doutor Fábio Henrique de Araújo. Essa Ressonância está disponível e já é usada de rotina no CEONC Hospital do Câncer de Cascavel.