Tumor gastrointestinal: CEONC conta com equipe de especialistas

Hospital possui corpo clínico especializado e multidisciplinar

O CEONC de Cascavel realiza o tratamento de tumor gastrointestinal. O Hospital Oncológico conta com uma equipe médica focada nesse tipo de câncer, que se desenvolve no sistema digestivo. O serviço de saúde (referência para Municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná e do Sul do Mato Grosso do Sul) possui quase 30 anos de atuação focada exclusivamente na Oncologia.

Segundo estimativas, 70% dos casos de tumor gastrointestinal ocorrem no estômago ou no intestino. A doença, porém, pode afetar também esôfago e reto. A doença, normalmente, começa na parede dos órgãos, junto às camadas musculares, e atinge de 3 a 5 mil pessoas por ano no Brasil.

“O CEONC tem um corpo clínico extremamente qualificado e multidisciplinar. Contamos com profissionais que estão em constante atualização e, no caso da área gastrointestinal, nossa equipe está preparada para atendimentos personalizados, com o que há de mais avançado em termos de tratamento. Procuramos realmente entender cada paciente como sendo único”, analisa o Diretor Técnico Médico, doutor Reno Paulo Kunz.

É importantíssimo, segundo o médico Reno Kunz, uma atenção especial a qualquer sintoma diferente que o corpo apresente. “Muitas vezes o corpo não dá sinais e sintomas da existência de um tumor gastrointestinal. Então, nosso alerta é para que, diante da mínima alteração, já haja uma preocupação e busca por um médico. Isso pode fazer a diferença, num diagnóstico precoce e com maiores chances de cura”, comenta o Diretor Técnico Médico do CEONC.

Alguns sinais e sintomas do tumor gastrointestinal são: Dor de estômago ou abdominal; Inchaço no abdômen; Empanzinamento; Perda de apetite; Perda de peso e Dificuldades para engolir. “São sinais muitas vezes genéricos, mas devem servir como um indicativo para uma atenção especial. O cuidado deve ser ainda maior quando esses alertas do corpo são recorrentes. O olhar preventivo, nesse sentido, realmente faz a diferença”, destaca o doutor Reno Kunz.

Caso haja necessidade de avaliação médica ou tratamento de tumor gastrointestinal, o CEONC realiza atendimento particular, convênios e SUS.