Vacina contra HPV passa a ser em dose única

Mudança objetiva aumentar a cobertura vacinal e combater o câncer de colo de útero

Agora, a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) pode ser feita em dose única, no Brasil. Anteriormente, a imunização ocorria em duas doses. A mudança foi fundamentada em estudos científicos, com base nas recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde). A novidade foi publicada em Nota Técnica pelo Ministério da Saúde, no dia 1º de abril.

De acordo com dados do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), de 2023, a taxa de infecção pelo HPV na genital atinge 54,4% das mulheres que já iniciaram a vida sexual e 41,6% dos homens. Contudo, a adesão à vacinação tem diminuído, como indicam estatísticas do Ministério da Saúde, de 2022. 

Entre as garotas, a primeira e a segunda aplicação tiveram 75,91% e 57,44% de adesão, nessa ordem. Em relação aos meninos, a porcentagem foi de 52,26% na primeira dose e 36,59% na segunda. Nesse sentido, a imunização em dose única visa reverter esses dados e aumentar a cobertura vacinal.

Quem pode se vacinar

No Brasil, podem se vacinar crianças e adolescentes de 09 a 14 anos; vítimas de abuso sexual que não tenham sido imunizadas previamente, de 15 a 45 anos; pessoas que vivem com HIV (vírus da imunodeficiência humana); transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea; e pacientes oncológicos entre 09 e 45 anos.

HPV e câncer

De acordo com a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), essa condição é a infecção viral mais comum do trato reprodutivo. Além disso, também é o principal causador do câncer de colo de útero. O INCA (Instituto Nacional do Câncer) estimou  17.010 casos novos desse câncer para cada ano do triênio 2023-2025. Esse é o quarto tipo de câncer mais comum e a quarta causa de morte por câncer em mulheres.

A adoção da vacina em dose única amplia a cobertura de imunização e, assim, contribui para o combate ao câncer de colo de útero. O CEONC Hospital do Câncer apoia a imunização contra o HPV, uma vacina segura e que salva vidas.