Outubro Rosa: você sabe o poder que a mamografia representa na sua vida?

Um dos exames mais simples e eficazes para proteger a saúde das mulheres, a mamografia é acessível e simboliza esperança

Estamos em outubro, o mês que nos lembra da força feminina e da importância de intensificar a conscientização sobre o cuidado com a saúde da mulher. Com foco no câncer de mama, o CEONC Hospital do Câncer reforça a mensagem de que existem caminhos claros para garantir uma vida mais plena e saudável o ano todo. Um deles é a prevenção por meio da mamografia, que, embora possa parecer um tema repetitivo, continua sendo uma das melhores ferramentas para detectar o câncer de mama precocemente. 

É por meio dela que as mulheres podem descobrir tumores ainda em estágios iniciais, muitas vezes antes de qualquer sinal visível ou palpável. “Essa identificação antecipada é fundamental no ambiente clínico e hospitalar, pois eleva significativamente as chances de cura e possibilita tratamentos menos complexos e invasivos. É por isso que insistimos tanto nessa mensagem”, esclarece o diretor clínico do CEONC, Dr. Reno Paulo Kunz.

Ele lembra que o câncer de mama é a neoplasia que mais mata mulheres no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a previsão para o triênio 2023-2025 é de 73 mil novos casos.  Como oncologista pioneiro na área em Cascavel, Dr. Reno defende a evolução científica e tecnológica no campo da oncologia. Ele destaca que o diagnóstico precoce é o contraponto das estatísticas, pois quando detectado em estágio inicial, as chances de cura podem chegar a 98%. “Não há dúvida de que a mamografia salva vidas!”, assegura.

Para quem é indicado o exame?

Mulheres a partir de 45 anos podem agendar o exame diretamente no CEONC, sem necessidade de encaminhamento pelo SUS. O exame deve ser realizado anualmente. Para mulheres com menos de 45 anos, é necessária a apresentação de uma indicação médica. “A prevenção é o melhor caminho. Algumas mulheres, mesmo antes dos 45, precisam fazer o exame, seja por apresentarem algum nódulo ou por questões hereditárias. Cada caso deve ser avaliado individualmente”, orienta Dr. Reno.

Como fazer a mamografia

O CEONC investe permanentemente em equipamentos de última geração e conta com mamógrafos modernos. Além disso, a equipe especializada oferece um atendimento acolhedor e eficiente, tanto em Cascavel quanto em Francisco Beltrão. O exame está disponível com agilidade, garantindo que as mulheres tenham acesso a essa ferramenta durante todo o ano. 

Em outubro, a demanda é ampliada, e os exames são realizados por ordem de chegada, mas também é possível agendar uma data previamente.

Para isso, basta acessar o site do CEONC pelo link ceonc.com.br/ceonc/exames/mamografia-exame, onde é possível escolher o melhor dia e se programar, garantindo maior comodidade. 

Como é feito?

Simples, rápida e indolor, a mamografia nada mais é do que um exame radiológico para avaliação das mamas. É realizada com um aparelho de raio-X chamado mamógrafo. Todo o procedimento não dura mais que 20 minutos e a paciente recebe todo acolhimento necessário de uma equipe altamente treinada e humanizada. “É necessário combater a desinformação e lembrar que o exame é seguro”, reforça o dr. Reno.

Um ato de amor próprio

O CEONC Hospital do Câncer valoriza a prevenção e destaca a importância do autocuidado como um ato de amor próprio. “Um toque de amor por você” é o tema do Outubro Rosa deste ano, reforçando a necessidade de cada mulher reservar um momento para pensar na saúde, criando um espaço na rotina para realizar os exames preventivos. 

“Nossa equipe está pronta para acolher e realizar o exame de forma humanizada, oferecendo conforto e segurança a todas as mulheres. Mas a primeira atitude deve partir delas, agendando um momento para se cuidar”, finaliza Dr. Reno.