Câncer de próstata: como prevenir?

Doença que mata quase 29% do público masculino que desenvolve neoplasias malignas pode ser evitada com a adoção de práticas saudáveis

Novembro é o mês dedicado para alertar o público masculino sobre o câncer de próstata, que é uma glândula localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir esperma. No Brasil, a doença causa a morte de quase 29% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Mas existem formas de prevenir a doença?

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), sim. O ideal é que o homem adote práticas saudáveis para diminuir o risco de várias doenças, inclusive o câncer. É importante ter uma alimentação saudável, não fumar, praticar atividades físicas regularmente, manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcóolicas.

Alguns alimentos também podem ser aliados contra a doença. O indicado é apostar no consumo diário de tomate, cenoura e pimentão, alimentos com alto nível de licopeno, que é considerado um antioxidante natural que diminui os radicais livres que estão envolvidos com o câncer de próstata. Selênio e o zinco também são importantes e estão presentes na castanha e nas frutas secas.

Para diagnosticar o câncer de próstata, o indicado é realizar, a partir dos 40 anos de idade, o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico), pois apenas 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração do toque retal. Se o resultado do PSA indicar acima do nível 4 há a suspeita do câncer de próstata. A indicação, nesse caso, é realizar a ressonância multiparamétrica da próstata, que é usada como rastreamento para definir se tem o câncer ou não.

O exame de sangue é indicado a partir dos 40 anos de idade ou diante de sinais, como dor ou desconforto ao urinar, diminuição do jato de urina ou sinais de sangue no sêmen ou urina.