CEONC cria Centro de Estudos e Pesquisas Científicas

Hospital completa 30 anos de história neste dia 16 de junho

O CEONC Hospital do Câncer, em Cascavel, completa nesta sexta-feira, dia 16 de junho, 30 anos de fundação, sendo referência no atendimento oncológico e um dos principais centros de oncologia do País. Agora, dá um importante passo com a instalação do Centro de Estudos e Pesquisas Médicas, voltado para o desenvolvimento de projetos de pesquisa clínica, proporcionado a pacientes a participação em estudos com novas drogas e indicações terapêuticas.

É mais um avanço junto ao anúncio recente da obtenção de pontuação máxima de todos os indicadores de segurança propostos na Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente. No Paraná, apenas três hospitais, que têm Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pontuaram 100% de todos os indicadores de segurança.

“O objetivo é crescermos cada vez mais, não só em tamanho, mas em qualidade. Queremos agregar com a pesquisa clínica, com a tecnologia e com novas ferramentas para que o tratamento do câncer seja o mais eficaz possível”, comenta a médica psiquiatra e diretora administrativa do Centro de Estudos e Pesquisas Médicas, doutora Regiane Kunz Bereza.

Segundo ela, com o Centro de Estudos e Pesquisas Médicas, pacientes terão acesso a drogas promissoras no tratamento contra o câncer, que estão sendo testadas em todo o mundo, e que ainda não estão disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou por convênios.

“Temos um volume expressivo de pacientes e uma área de atuação grande, não somente em Cascavel, mas em toda a região e, portanto, uma amostra interessante da população. Isso é importante para a indústria farmacêutica; para o CEONC, já que nossos profissionais estarão cada vez mais atualizados e para os pacientes, que terão acesso a essas drogas”, considera.

O coordenador técnico do Centro de Estudos e Pesquisas Médicas do CEONC Hospital do Câncer, médico Oncologista, doutor Fernando Motter, explica que a habilitação do Centro de Estudos e Pesquisas Médicas foi chancelada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital Moinhos de Ventos (HMV), de Porto Alegre (RS). Foram feitos investimentos em laboratórios, salas de consultas e reuniões, entre outros, além de adequações de prontuários médicos, com cores distintas para os pacientes que serão submetidos em pesquisas.

“Para a adequação do Centro, uma equipe de profissionais esteve em Porto Alegre para um curso intensivo, para acompanhar consultas médicas e a aplicação de medicamentos, a dispensação de medicamentos orais, além de outros inúmeros procedimentos. É um processo burocrático, mas que trará benefícios para todos os envolvidos”, comenta o médico.

No Centro de Estudos e Pesquisas Médicas poderão ser testadas drogas em pacientes em tratamento médico contra o câncer. Em função do grande volume de pacientes atendidos no hospital, acredita-se que muitos poderão ser contemplados com estudos clínicos de grandes farmacêuticas oncológicas, que estão desenvolvendo drogas novas, principalmente contra determinadas proteínas.

“O Centro beneficia a indústria farmacêutica que tem paciente para tratar, o CEONC por estar inserido no mercado científico, mas acima de tudo, o paciente, que pode ter a cura para viver”, reforça doutor Fernando.