CEONC oferece equipamento para quimioterapia domiciliar para pacientes do SUS

Os pacientes que fazem uso do dispositivo não têm custos

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), atendidos pelo CEONC Hospital do Câncer, em Cascavel, que têm indicação médica, podem fazer quimioterapia em casa, com o uso da bomba de infusão elastomérica, um sistema de infusão portátil, descartável, não elétrico e silencioso, que permite a administração de quimioterápicos endovenosos por período programado.

Além da infusão de quimioterápicos, o dispositivo permite ao paciente realizar a administração de medicamentos para dor ou antibióticos, de acordo com a avaliação do médico, e acompanha uma bolsa protetora discreta para facilitar o transporte.

O diretor administrativo do CEONC Hospital do Câncer, Paulo Ferri, explica que a iniciativa de expandir o uso para pacientes do SUS foi uma decisão da administração do Grupo CEONC, devido à experiência positiva com pacientes de convênios e atendimentos particulares.

“Já utilizávamos esse método há quase 10 anos. Em novembro de 2022, iniciamos, gradativamente, o uso de quimioterapia domiciliar pelo SUS, avaliando o perfil de cada paciente e protocolo de quimioterapia”, comenta.

Conforme a gerente de Enfermagem do CEONC Hospital do Câncer, Lucimara Marochi, o uso do dispositivo reduz a necessidade de hospitalização, além de preservar a autonomia, qualidade de vida, conforto e mobilidade do paciente ao convívio com familiares.

Os pacientes que fazem uso do dispositivo não têm custos já que o protocolo de quimioterapia contempla o uso do mesmo.

“Após a conclusão da infusão quimioterápica, o paciente retorna ao hospital, onde é atendido por um enfermeiro e, após avaliação quanto ao término da quimioterapia, o dispositivo é retirado e encaminhado para descarte em lixo químico”, explica.