Em clima de festa: pacientes oncológicos devem confraternizar sem pausar o tratamento

Confira orientações sobre esse tema importante

Natal e Ano Novo se aproximam. É tempo de celebrar junto aos familiares e amigos. Para os pacientes em tratamento contra o câncer é essencial manter pessoas queridas por perto, mas é nessa época que costuma surgir dúvidas sobre como conciliar as festas com a agenda de saúde.

O médico oncologista Bruno Kunz Bereza, do CEONC Hospital do Câncer, incentiva a confraternização, mas ressalta: é preciso manter o tratamento em dia. Além disso, segundo ele, outro fator que merece atenção é a alimentação.

“A mesa farta é tentadora. Mas opte por pequenas porções para evitar a indigestão. Carnes magras, saladas, legumes, frutas e sucos naturais são os alimentos mais indicados e dá para utilizar esses alimentos para elaborar diversos pratos”, orienta.

Produtos gordurosos e embutidos (como bacon e presunto) e bebidas alcoólicas devem ser evitados.

“O consumo desses itens prejudicam a cicatrização e pode favorecer o surgimento de náuseas e mal-estar, sintomas que podem estar associados com a medicação ou com a própria doença. Além de que, a má alimentação e o consumo de álcool diminuem a imunidade, abrindo portas para infecções”, alerta.

O médico acrescenta que, apesar dessas serem as melhores escolhas, o paciente não precisa se privar totalmente das guloseimas, desde que não haja exageros.

“O açúcar, por exemplo, não é indicado, no entanto é possível sim degustar uma sobremesa especial de família, limitando a porção para não fazer mal”, aconselha.

E viajar? Pode?
Além das festas, viagens podem surgir, no entanto o doutor Bruno alerta sobre a necessidade de buscar orientação médica sobre essa possibilidade, já que devem ser observados diversos aspectos.

“Se o paciente está em tratamento com radioterapia ou quimioterapia; quais medicamentos está tomando; o quadro de saúde do paciente; e o destino, se é muito quente ou muito frio, pois há influência, seja com a piora dos sintomas ou o risco de baixar a imunidade. Por isso, a indicação básica é que os pacientes conversem com seus médicos, pois as situações e circunstâncias variam de caso para caso”, explica o oncologista.

Independente das viagens, porém, o médico recomenda algumas atividades básicas que devem estar presente na rotina do paciente – sendo período de festas, ou não.

“A ingestão de água é essencial. Além disso, é indicado que o paciente evite exposição ao sol (principalmente entre 10h e 16h), use filtro solar, chapéus e roupas térmicas, se alimente de forma equilibrada e balanceada e faça atividades físicas. Todos esses são hábitos que ajudam a prevenir diversas doenças, entre elas o câncer, portanto, ao ter um ente querido passando por tratamento oncológico, os demais podem se solidarizar e colaborar com pratos e hábitos mais saudáveis, que vão beneficiar a saúde de todos”, finaliza o médico.

Nas redes sociais, o CEONC Hospital também está divulgando conteúdos informativos sobre o período. Tanto no Instagram (@ceonchospital) quanto no Facebook (facebook.com/CEONCHospital), pacientes, familiares e pessoas que possuem curiosidade sobre o tema podem ter acesso a informações e indicações para este período.