Férias seguras: pacientes oncológicos devem manter cuidados com saúde

O CEONC Hospital do Câncer elencou orientações a serem seguidas durante a época festiva

O período de férias, somado a celebrações como o Natal e o Ano Novo, alteram a rotina do paciente oncológico. Essa época costuma ser preenchida por viagens, passeios e encontros com familiares e amigos. Embora o paciente deva aproveitar esse momento, os cuidados com a saúde precisam ser mantidos.

Antes de planejar uma viagem, é necessário verificar com o médico responsável se as sessões de quimioterapia ou radioterapia podem ser pausadas. No caso da quimioterapia, a falta no tratamento pode impactar na evolução do tumor. Nessa situação, o recomendado ao paciente é que priorize as sessões ou verifique a possibilidade de fazer uso da quimioterapia oral, a qual pode ser tomada em casa.

O não comparecimento na radioterapia também pode prejudicar o tratamento, sendo assim o paciente deve avisar o médico responsável o quanto antes dos planos. Dessa maneira, o radioterapeuta poderá remanejar as sessões e minimizar as consequências do espaçamento entre elas.

Nutrição e bem-estar

A alimentação é um pilar fundamental ao longo do tratamento do câncer. Uma nutrição saudável reduz os efeitos colaterais, acelera a recuperação, fortalece a imunidade e aumenta o desempenho do tratamento. O corpo não tira férias: mesmo nesse período, o paciente tem que priorizar alimentos saudáveis.

A recomendação é que se ingira fontes de proteínas diariamente, como ovo, peixe, carne vermelha, feijão e lentilha. A gordura, responsável por armazenar energia, também é importante. Porém é preciso se atentar na escolha das comidas gordurosas: azeite, óleos vegetais e frutos do mar são opções indicadas, diferentemente de alimentos com gordura saturada e trans.

O paciente deve comer carboidratos, por exemplo: grãos, frutas e vegetais. Por fim, a água é indispensável na dieta. Em média, 2 litros diários são necessários para que o organismo funcione adequadamente.

Viajando durante o tratamento oncológico

Viagens podem aliviar o cansaço do tratamento, mas as precauções não podem ser deixadas de lado. Ao escolher o destino, é preciso verificar se o local possui assistência médica. Antes do passeio, o paciente deve realizar uma consulta médica e, se solicitado, exames. Na mala, recomenda-se levar cópias de exames recentes e uma carta do médico com a descrição do câncer e do tratamento.

A exposição solar não é aconselhada, principalmente para quem está passando pela radioterapia. O sol pode causar irritações e manchas na pele. Caso o paciente se sinta indisposto ao longo da viagem, o sugerido é descansar e, caso a indisposição seja intensa, procurar assistência médica. Assim que retornar, é fundamental que o médico seja avisado.

Como agir em caso de emergência

As emergências oncológicas ocorrem quando a pessoa com câncer necessita de atendimento imediato devido a algum sintoma. Os sinais mais frequentes são: febre, fraqueza, rosto ou pescoço inchados, convulsões, dor intensa e diarreia, vômito ou sangramento que não passa.

Nessa situação, o paciente necessita ir ao pronto-socorro e ligar para seu médico oncologista. Mesmo com o atendimento emergencial, o profissional responsável pelo tratamento oncológico precisa estar ciente do ocorrido. Pacientes do CEONC Hospital do Câncer, de Cascavel, podem contatar o hospital em caso de intercorrência pelo número: (45) 3220-4100.

As férias seguras mantêm a qualidade do tratamento e previnem complicações. Ao seguir as orientações, especialmente o que foi indicado pelo médico responsável, o paciente está protegido. O cuidado com a saúde não tem pausa.