Outubro Rosa para além do câncer de mama

Mulheres devem se prevenir de todos os cânceres do sistema reprodutor feminino

Outubro Rosa destaca a saúde da mulher. Criada na década de 1990, a campanha tradicionalmente foca no combate ao câncer de mama. Entretanto, essa é uma oportunidade de divulgar conhecimento sobre outros cânceres que são incidentes nas mulheres, como de colo de útero, ovário, endométrio e vulva. Esses são os principais cânceres do sistema reprodutor feminino.

De acordo com estimativas do INCA (Instituto Nacional de Câncer), espera-se mais de 73 mil casos de câncer de mama e mais de 17 mil casos de câncer de colo de útero nas mulheres, somente ao longo de 2023. Por isso, profissionais de saúde indicam que a prevenção do câncer faça parte da rotina feminina. Essa é também uma forma de reduzir o número de mortes em decorrência da doença. Ainda segundo o INCA, em 2021 ocorreram quase 29 mil óbitos devido a cânceres no sistema reprodutor.

Prezar por uma rotina saudável também fortalece o sistema imunológico, equilibra a saúde mental, proporciona mais disposição e reduz o estresse. Nesse sentido, as mulheres devem encaixar hábitos de saúde no dia a dia. Por exemplo: praticar exercícios físicos, ter uma alimentação balanceada (com poucos alimentos industrializados) e evitar o tabagismo e o alcoolismo. Além disso, para combater o câncer a mulher precisa realizar exames de rastreamento.

A importância de exames preventivos

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por meio da Pesquisa Nacional de Saúde 2019, apontou que mais de 45% das mulheres nunca realizaram exames preventivos por não acharem necessário. Contudo, os exames de rastreamento conseguem detectar o câncer precocemente e aumentar as chances de sucesso do tratamento.

Segundo o Ministério da Saúde, as mulheres entre 50 a 69 anos precisam realizar a mamografia a cada dois anos, exame que visa detectar o câncer de mama. Quem tem risco elevado para doença pode fazê-lo a partir dos 40 anos. Os principais grupos de risco são: histórico familiar da doença, menstruação antes dos 12 anos, menopausa tardia e primeira gravidez após os 30 anos.

Em Cascavel, o CEONC Hospital do Câncer disponibiliza a mamografia. A mulher pode agendar o exame através do WhatsApp (45) 9995-2442. Para rastrear alterações no colo do útero, o papanicolau pode ser feito com médico ginecologista anualmente, a partir dos 20 anos.

Outubro Rosa: dá pra encaixar na rotina

Anualmente, o CEONC Hospital do Câncer promove campanhas em alusão à prevenção do câncer de mama. Este ano, o tema é “Outubro Rosa: dá pra encaixar na rotina”. O movimento enfatiza que o tempo necessário nos cuidados com a saúde é pequeno comparado aos benefícios na prevenção do câncer. O convite é para que a mulher insira atitudes de prevenção em sua rotina e assim evite o desenvolvimento de doenças.

Ao transformar ações em hábitos, ela se prevenirá de diversos problemas de saúde. Entre eles gripes, infecções, lesões, transtornos mentais, alergias e, principalmente, o câncer. A campanha do CEONC está sendo realizada nas redes sociais da instituição. É possível conferi-la no link: https://www.instagram.com/ceonchospital.